A História por trás da música: Vitamina e Cura

A História por trás da música: Vitamina e Cura

Antes de entrar na história da música "Vitamina e Cura", vamos relembrar sobre a ditadura militar no Brasil. O Regime militar deu início no dia 1 de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985. O Regime consiste em um sistema de governo autoritário com repressões políticas, torturas e, no nosso contexto, a censura.

Um detalhe para quem não sabe: antes da fama, o cantor Amado Batista chegou a ser preso por dois meses na época da ditadura enquanto trabalhava em uma livraria onde facilitava a leitura de livros censurados pelo Regime Militar, como citado por ele no livro "Amado Batista - O Cantador de Histórias". (Saiba mais)

Agora, voltando à música "Vitamina e Cura": em 1984, o cantor Amado Batista estava gravando o álbum "Casamento Forçado" com 12 faixas inéditas, como era o padrão da época. Como dito na introdução, no Brasil se vivia o Regime Militar, e toda produção teria de ser aprovada pelos militares.

A música "Vitamina e Cura", dos compositores José Milton do Nascimento e Geraldo Nunes da Silva, foi considerada muito sensual pela censura militar, e como o cantor Amado Batista não era o compositor da canção, não pôde fazer as alterações exigidas pelos militares. A canção acabou ficando fora do disco, dando entrada para a música "Vem Morena", dos compositores Paulo Leandro e Sebastião Ferreira da Silva.

Em 1986, já com o fim do Regime Militar, o cantor Amado Batista pôde lançar a música "Vitamina e Cura". Nesse ano, o cantor lançou uma coletânea com onze dos seus sucessos até então e a única faixa inédita, que seria a "Vitamina e Cura".

Pelo álbum ser uma coletânea, digamos que a música "Vitamina e Cura" ficou "perdida" dentro do disco, por não ter aquele peso de divulgação de um trabalho 100% inédito. Mas vale a pena ressaltar que o disco é considerado inédito na discografia do cantor.

Reforçando a ideia, é que o cantor Amado Batista incluiu a música em alguns shows e percebeu que a canção era desconhecida para a maioria do público. Pensando nisso, resolveu regravar a canção do álbum "Amado Batista 40 Anos" (2015), e no próprio DVD, o cantor comenta que a música foi censurada pela ditadura militar, comparando com as letras das canções dos dias atuais.

Abaixo, você encontra a versão original de "Vitamina e Cura" do ano de 1986 e a versão do DVD em 2015, e também a letra da canção.


1986 - Vitamina e cura - Amado Batista


2015 - Vitamina e cura - Amado Batista

Vitamina e Cura 


Compositores: José Milton do Nascimento / Geraldo Nunes da Silva

 

Só de te ver acho que vale a pena 
Ai de você se eu te puser as mãos 
Este teu corpo de pele morena 
Me envenena de excitação 

Eu tô que tô e ninguém me segura 
Tô muito louco tô de alto astral 
Você é minha vitamina e cura 
Minha mistura de bem e de mal 

Meu coração bate mais excitado 
Meu corpo vibra de tanto querer 
O teu pedaço de amor e pecado 
É o bocado que eu quero comer