AMADO BATISTA O CANTADOR DE HISTÓRIAS ( O AUGE )


O Auge

Depois ter gravado a música "Desisto", lançada em 1976, Amado não parou mais de fazer sucesso. Seus discos vendiam como água. E, por ironia do destino, depois do falecimento de dona joana, Amado alcançou  o auge. Chegou até a ameaçar o reinado de Roberto Carlos no quesito vendagem de discos.

 Foi como os disco Seresteiro das Noites, gravado em 1985, que Amado alcançou o ápice musical. Era sua estreia em uma nova gravadora, a RCA Victos, e já de cara vendeu mais de um milhão e meio de cópias, e recebeu das mãos de Chacrinha, um ícone da década de 1970, o disco de diamante.

 O Velho Guerreiro passou a semana inteira anunciando que Amado Batista estaria em seu programa.

 - Alô, Terezinha!!! Amado Batista estará no programa para receber o disco de... diamante!!!

 E, assim, surgiu o disco de diamante na certificação por venda* de gravação musical.

 Amado foi o primeiro cantor brasileiro a receber tal disco, inventado por Chacrinha.

 - Eu me lembro que, nessa época, cheguei a São Paulo e todas as pessoas na rua estavam cantando a música do Amado - disse Sodré. Era uma coisa absurda, nunca tinha visto tanto sucesso - afirmou o compositor. Você passava nessas lojas de discos, no centro da cidade, e todas tocavam a música do Amado e aquela pilha de discos sendo vendida. Você ligava o rádio e lá estava a música dele. Foi uma coisa monstruosa - completou ele, impressionado.

* A certificação por venda de gravação musical é um sistema de certificação também considerado premiação, dado ao cantor por atingir a vendagem estipulada para um único disco. Quase todos os países possuem essa premiação, sendo que ele seguem variações da categoria definida pela IFPI (Federação Internacional Fonográfica), denominada disco de ouro, de palatina e disco de diamante.